Geralmente não é dada a devida importância para elaboração de projetos técnicos em pequenas construções ou reformas. Com objetivo de reduzir custos, elabora-se apenas o projeto arquitetônico e ficam de lado os técnicos, confiando a qualidade da obra apenas na experiência do executor. Ai está o maior engano!
Projetos técnicos como de fundação, estrutura metálica, concreto armado, elétrica, hidráulica, entre outros, são tão importantes como uma correta execução ou um projeto arquitetônico bem elaborado. Estes garantirão a estabilidade, funcionalidade e segurança durante e depois da obra, além de indicar a correta especificação técnica de materiais e execução.

A falta do dimensionamento correto de cada sistema construtivo pode levar a inúmeras patologias ou danos gravíssimos ao produto final. Entre eles:
– Recalques diferenciais na fundação
– Deformação excessiva da estrutura
– Aparecimento de problemas patológicos durante e depois da obra
– Necessidade de reparos de alto custo como reforços estruturais, troca de impermeabilização, reparo rachaduras
– Acidentes durante ou depois da obra
– Perda de garantia dos materiais empregados
– Aumento da frequência e custos de manutenção
– Aparecimento de trincas, fissuras e rachadura
– Diminuição da vida útil do sistema construtivo
– Aparecimento de infiltrações e vazamentos
– Perda de conforto térmico, acústico
– Descumprimento às normas vigentes de cada sistema
– Descumprimento à norma de desempenho NBR 15.575
– Falta de precisão dos quantitativos e gastos que irão decorrer ao longo da obra
– Falta de racionalização, desperdício de materiais e retrabalho
– Incompatibilidade entre os sistemas construtivos empregados (ver figura abaixo)

O custo para elaboração de projetos técnicos e de arquitetura, variam de acordo com o tipo e complexidade da obra. De modo geral, entre 4 a 8% do custo de construção.
Agora que já sabe um pouco dos riscos de suprimir os projetos técnicos, será que ainda vale a pena? Será que o custo de elaboração dos projetos técnicos é mais caro que os problemas decorrentes? Obviamente que não! Tentar economizar em projetos SEMPRE sai mais caro! Projetos técnicos e uma boa execução andam juntos, e são fundamentais para uma obra bem feita!

Se você vai comprar um imóvel, pergunte ao corretor se possui as plantas técnicas. Isso indica a preocupação do construtor em seguir todas as normas construtivas como também é um bom indício que a construção foi executada corretamente, mitigando problemas futuros.
Agora se você vai construir e precisa de uma empresa que cuide da elaboração de projetos e execução da sua obra de maneira séria e competente, chame a REMASTER Engenharia!